quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Beouf Bourguigon inspirado em Julia Child

Esse post não se trata apenas de uma receita. Trata-se também de paixão por cozinhar!
Eu já tinha ouvido falar sobre a Julia Child mas ainda não conhecia a história a fundo. Até que há uns meses atrás resolvi assistir o filme.
Assisti ao filme Julie & Julia. E eu me identifiquei e emocionei!
Pra quem não conhece Julia Child foi e ainda é um ícone da cozinha.
Casada com Paul Child, um militar, quando se mudaram para a França ela , que estava se sentindo entediada, resolveu se matricular nas aulas de culinária da Escola Le Cordon Bleu.  Naquela época era mais comum homens frequentarem as aulas. Por isso, ela também teve que enfrentar o preconceito , pois era a única mulher da turma. E mal ela sabia que essa decisão mudaria a sua vida!
Julia que, até então não levava muito jeito com a cozinha, se saiu super bem com as técnicas da cozinha francesa e compartilhou tudo o que aprendeu em seus programas de TV e livros.
Julia faleceu em 2004 aos 92 anos mas suas receitas continuam sendo referência para o mundo da gastronomia.
A receita mais famosa de Julia é o Beouf Bourguigon. Eu já comi várias vezes ,mas depois que assisti ao filme e li mais na Internet sobre ela, fiquei doida para fazer também.
Então eu pesquisei tudo sobre ela e a receita. E acabou que fiz uma receita quase 100% original. Digo isso porque Julia usava muita gordura (principalmente manteiga ) em tudo o que fazia. E eu, nessa onda de dieta, não posso e não devo.
Foi trabalhoso. Tempo de preparo muito longo e filho querendo atenção. Mas eu consegui!
E posso falar? Foi incrível! Desde o preparo até o resultado. O aroma que se espalhou pela a casa era delicioso! O sabor então maravilhoso!!!
Vou colocar a receita e depois fotos e explicação do passo - a - passo.

Beouf Bourguigon

Ingredientes :
- 1 kg de alcatra cortada em cubos grandes (podem ser maiores que o meu). Na minha pesquisa li algumas pessoas dizendo que tamb[em fica bom com músculo, coxão mole ou lagarto.
- 2 cenouras grandes cortadas em rodelas.
- 1 cebola grande picadinha
- 4 xícaras de chá de caldo de carne
- 1 garrafa de vinho tinto seco
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 colher de sopa de tomilho seco
- 2 folhas de louro
- 3 dentes de alho amassados
- 300gr de cogumelo Paris
-3 colheres de sopa azeite
- 3 colheres de sopa de manteiga ( eu usei a Becel Pro Activ por ser menos calórica e gordurosa)
- 100 gr de bacon picado
- 500 gr de cebolas pequenas ( eu não tinha e usei 2 cebolas grandes cortadas em 4)
- 3 colheres de sopa de farinha d etrigo
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo :


1 - Comece secando a carne com papel toalha.


 
 
2- Eu não usei bacon. Mas para quem colocar, frite o bacon em 1 colher de sopa de azeite. Reserve o bacon.
 
3 - Na mesma frigideira, frite as carnes. Se você não fizer o bacon, coloque então 1 colher de sopa de azeite. Frite a carne sem sobrepor uma a outra. Se não couber tudo de uma vez  faça duas vezes. Parece bobo mas é um segredo da receita.

4 -  Tire a carne e coloque em um recipiente que vá ao forno. Reserve.

5 - Reserve a gordura.
 
6 - Na mesma gordura, doure a cebola picadinha e a cenoura cortada em rodelas.



7 - Coloque a cenoura e cebola em cima da carne. Quem fez o bacon, coloque também sobre a carne. Depois polvilhe 3 colheres de sopa de farinha de trigo, sal e pimenta do reino a gosto e misture bem. Leve ao forno por 5 minutos. Tire do forno, misture bem de novo e leve ao forno por mais 5 minutos.
 
8 -Em uma panela coloque a carne que saiu do forno , 3 xícaras de chá de caldo de carne, 2 xícaras de chá de vinho tinto seco, 1 colher de sopa de tomilho seco, o alho amassado e 1 colher de sopa de extrato de tomate. O caldo tem que cobrir a carne. Leve ao fogo e assim que levantar fervura desligue.
 
9 - Coloque de volta no recipiente que vai ao forno. No caso eu usei esse refratário. Pra quem tiver uma panela que vai ao forno também, pode fazer o processo todo nela sem precisar fazer essas mudanças.
 
10 - Feche com papel alumínio e leve ao forno médio (180 graus) por 3 horas.
 
 
 
11- Enquanto isso, coloque 1 colher de sopa de manteiga na frigideira e espere derreter. Junte os cogumelos e deixe fritar durante até 10 minutos. Eu usei um pacote de cogumelos congelados. Mas pode usar o fresco e inteiro também. Apenas lembre-se de grelhar sem sobrepor um ao outro. Reserve.


12- Na frigideira derreta 1 colher de sopa de manteiga e com 1 colher de azeite e acrescente as cebolas inteiras ou picadas como eu fiz. Frite levemente.
 
 
13- Acrescente 1 xícara de chá de vinho tinto meia xícara de chá de caldo de carne. Coloque sal, pimenta do reino e tampe a panela. Deixe cozinhar de 20 a 30 minutos, até que fiquem caramelizadas.
 

 
 
 
14 - Cebolas caramelizadas.
 
 
15 - Numa panela junte a carne que estava no forno, os cogumelos, as cebolas e misture. Leve ao fogo e assim que levantar fervura, com uma escumadeira, tire a gordura que se formar em cima. Como eu usei pouca, quase não teve.
 
16 - Resultado final : um prato saboroso e aroma incrível! Para acompanhar arroz branco.



 
Como diria Julia Child :" Bon Appétit!"

Sem comentários:

Enviar um comentário