quinta-feira, 11 de julho de 2013

Economia Doméstica

Outro dia estava conversando com a minha amiga Francine sobre economia doméstica. E ela me contou que  percebeu que gasta muitos produtos de limpeza, mas não sabe ao certo quanto.
E assim como ela , até um tempo atrás eu também não sabia o quanto gastava com produtos de limpeza, feira e supermercado. Eu ia comprando, comprando e acabava jogando fora  muitas coisas porque estragavam ou venciam.
E vamos combinar que desperdício além de ser pecado é dinheiro jogado no lixo, né?
Por isso eu fiz algumas coisas que funcionaram. Vou ensinar para vocês!

Produtos de Limpeza

Para começar eu fiz um inventário de todos os produtos de limpeza que estavam no armário.Passado uma semana peguei o inventário e fui dando baixa na quantidade usada. Em um mês é possível saber o quanto relmente usa de produto de limpeza.
O maior erro é que a maioria das pessoas não usam a quantidade certa dos produtos. Por exemplo: com meia tampa de amaciante concentrado lava-se uma máquina cheia de roupas.  Quem tem funcionária em casa passa muito por isso. Eu mesma tive uma funcionária que entupia a minha máquina, na época de sabão em pó, porque ela achava que espumava. Até que um dia eu vi e expliquei que estava errado e poderia danificar a máquina.

Feira

Eu adoro ir a feira. E tenho vontade de comprar tudo o que vejo. Mas planejamento é tudo, minha gente! Por isso eu planejo o cardápio semanal aqui de casa para evitar desperdício. Tomate e cebola eu compro a quantidade certa que vou usar, com uma folga de duas unidades no caso de um dia usar a mais. E assim faço com as frutas e legumes também. Vejam bem, não estou dizendo que você tem que restringir a quantidade que cada membro da sua família vai comer. O correto é fazer os cálculos e sempre comprar com uma folga de duas unidades a mais. Se acabar antes, vocÊ compra mais. Muito melhor do que jogar fora porque estragou, certo?

Supermercado

Quem nunca cresceu os olhos no supermercado com tantos produtos e variedades, que atire a primeira pedra!
Ok , se você quiser comprar uma ou outra novidade. Mas mantenha o foco na sua lista de compras.
As promoções também são vilãs. Falando financeiramente, no dinheiro que vocÊ vai imobilizar naquele momento comprando uma quantidade maior, nem sempre é vantajoso. Mas se ainda assim você resolver comprar uma quantidade maior na promoção, compre produtos que tenham uma data de validade longa.

Espero ter ajudado com essas dicas!


Sem comentários:

Enviar um comentário